0%
Caution: JavaScript execution is disabled in your browser or for this website. You may not be able to answer all questions in this survey. Please, verify your browser parameters.

Viver com o VIH em Portugal

 

PROJETO DE INVESTIGAÇÃO

 

Viver com o VIH em Portugal: Estudo dos processos psicológicos no bem-estar individual

 

Obrigado por ter clicado no link para responder a este questionário!

 

 

A infeção VIH é uma transição de vida significativa para uma pessoa, configurando-se como experiência com profundo impacto psicológico. As pessoas confrontadas com o VIH podem ter de enfrentar desafios significativos, que, por sua vez, podem ter implicações no bem-estar individual, incluindo na própria saúde mental.

 

 

Como tem sido para si viver com o VIH?

 

 

Quais são os objetivos do estudo? – Compreender e avaliar o impacto psicológico da infeção VIH em homens e mulheres portuguesas VIH-positivos(as), e identificar os processos psicológicos que facilitam ou inibem a adaptação individual à experiência de viver com o VIH.

 

Quem pode participar? Homens e mulheres VIH-positivos(as), com idade igual ou superior a 18 anos.

 

Como participar? – A sua participação é voluntária. Apenas será necessário responder a este breve inquérito online, composto por um conjunto de questões simples e de resposta rápida, mas íntimas, sobre diferentes áreas da sua vida (individual, relacional/sexual, social). Não existem respostas certas nem erradas. A participação neste estudo não inclui quaisquer riscos para si, para além do incómodo que possa constituir o preenchimento da bateria de avaliação. A sua participação não tem quaisquer implicações (não prejudica) o seu acompanhamento clínico habitual.

 

Como funciona?

  1. Para começar a responder ao questionário, clique em “Seguinte”;
  2. Se começar a preencher o questionário e decidir retomá-lo numa outra altura, poderá clicar em “Continuar mais tarde”. Nessa altura, o seu questionário será gravado e ser-lhe-ão fornecidos dados para poder aceder ao questionário mais tarde (clicando na opção “Load unfinished survey”). No entanto, é muito importante completar o preenchimento do questionário para que as suas respostas sejam válidas;
  3. Pode, em qualquer momento, e por qualquer motivo, desistir de colaborar neste estudo, encerrando, para isso, a janela.

 

Como é garantida a confidencialidade? – As suas respostas serão estritamente confidenciais e anónimas. Os dados recolhidos serão utilizados apenas para fins de investigação, tendo apenas valor coletivo. Em qualquer momento e por qualquer motivo (inclusive se sentir a sua privacidade invadida) pode desistir de colaborar neste projeto, sem que tal afete o seu tratamento e os cuidados que lhe são prestados.

 

Quem está a realizar este estudo? – Este estudo está a ser realizado por uma equipa de investigadores do Grupo de Investigação “Relações, Desenvolvimento & Saúde” do Centro de Investigação do Núcleo de Estudos e Intervenção Cognitivo-Comportamental (CINEICC), da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. O estudo conta com o apoio da Fundação para a Ciência e Tecnologia (SFRH/BD/100117/2014) e enquadra-se no âmbito de um projeto de investigação financiado pelo programa Investigador FCT (IF/00402/2014).

 

Equipa de investigação:

  • Alexandra Martins (FPCE-UC)
  • Maria Cristina Canavarro (FPCE-UC)
  • Marco Pereira (FPCE-UC)

 

Onde serão divulgados os resultados do estudo?  Após a conclusão deste estudo, os principais resultados e informação adicional sobre este projeto serão divulgados em: www.fpce.uc.pt/saude/

 

 

 

As suas respostas serão um importante contributo com repercussões clínicas, científicas e sociais. Desde já, os investigadores responsáveis agradecem a sua disponibilidade e colaboração!

 

 

 

Se tem questões adicionais acerca desta investigação, por favor, contacte os investigadores responsáveis:
Alexandra Martins | Marco Pereira
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
Rua do Colégio Novo
3000-115 Coimbra

 

Telefone: 239 851450  /  Fax: 239 851465
E-mail: 
alexandrafrsmartins@gmail.com | 
marcopereira@fpce.uc.pt
Este inquérito é anónimo.

O registo das respostas ao inquérito não contém qualquer informação sobre a sua identidade, excepto se alguma pergunta do inquérito solicitar alguma identificação e a fornecer.

Se usou um código para aceder a este inquérito este código não será guardado junto com as suas respostas. O código é gerido numa base de dados separada e apenas é utilizado pelo programa para registar que concluíu o inquérito. Não há forma de relacionar os códigos dos convidados a participar no inquérito com as respostas dadas.