0%
Caution: JavaScript execution is disabled in your browser or for this website. You may not be able to answer all questions in this survey. Please, verify your browser parameters.

Resilire com a Pandemia

Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação - Universidade de ...cineicc

O Projeto “Resilire com a Pandemia” está a desenvolver um estudo longitudinal sobre o impacto psicológico e as alterações de comportamento associadas à Pandemia de Covid-19, em indivíduos com idade superior ou igual a 18 anos.
O estudo decorre na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCE/UC)/CINEICC, sob a coordenação da Professora Doutora Ana Paula Soares de Matos.


Neste âmbito vimos solicitar que responda, online, a um conjunto de questões sobre o seu contexto de saúde, profissional e social, associado à infeção de Covid-19, assim como sobre o impacto da Pandemia na sua utilização da Internet, na sua saúde mental e nas suas capacidades de resiliência, autocompaixão e mindfulness. O tempo médio de preenchimento é de 15 a 20 minutos.


Como se trata de um estudo longitudinal, com um período de seguimento de 1 ano, para além deste preenchimento que irá agora efetuar (durante o período da Quarentena), pedimos-lhe para, no futuro, em mais 2 momentos considerados chave na Pandemia (no “Pós Quarentena” e no “Pós Pandemia”) voltar a prencher os questionarios, se assim o desejar. No entanto, se apenas desejar participar neste inquérito atual, que se refere ao período “durante o período da Quarentena", sem participar no estudo longitdinal, isso é possível e agradecemos-lhe muito essa sua participação.


Para podermos continuar a acompanhar os sujeitos da amostra, ao longo do tempo, mantendo o anonimato, precisamos de atribuir um código a cada participante.

A informação recolhida permanecerá estritamente confidencial e anónima, sendo apenas utilizada no âmbito deste estudo. Os dados recolhidos serão apenas tratados pela equipa de investigadores da FPCE/UC e nos resultados nunca se identificarão individualmente os participantes. Apenas serão divulgados resultados do grupo total que compõe a amostra deste estudo.


A sua participação no estudo é inteiramente voluntária podendo desistir em qualquer momento, sem que se verifiquem quaisquer prejuízos ou inconvenientes para si e sem ter que justificar a sua decisão. Neste caso, toda a informação recolhida referente a si será eliminada.


A participação nas várias fases da investigação projeto não dará lugar a qualquer forma de pagamento, nem acarretará quaisquer custos para os participantes.


A sua participação é fundamental para nos ajudar a compreender os desafios que a Pandemia de Covid-19 coloca à saúde mental da comunidade e à sua capacidade de adaptação e resiliência.

Os investigadores deste projeto comprometem-se a:
a) Garantir total confidencialidade dos dados que forem fornecidos pelos participantes;
b) Utilizar os dados fornecidos somente para fins de investigação (os resultados têm unicamente valor coletivo e são tratados anonimamente em bases de dados de programas estatísticos);
c) Assegurar que a participação, ou recusa de participação, no estudo não terá qualquer implicação negativa para o participante;
d) Assegurar que a interrupção da participação na investigação não causará qualquer consequência no participante.

A coordenadora do Projeto (Ana Paula Soares de Matos, Professora Associada da FPCE /UC/CINEICC), ou outro membro da equipa de investigação, poderá esclarecer qualquer dúvida que tenha sobre este termo de consentimento informado, ou sobre o estudo, através do email do projeto resilirecomapandemia@gmail.com.